Educação financeiraNotícias

Dinheiro é a principal causa de estresse no Brasil, revela pesquisa

0

Dinheiro é a principal causa de estresse no Brasil. A maioria dos millennials (nascidos entre 1981 e 1999) brasileiros não sabe onde procurar conselhos financeiros para começar a investir. Os brasileiros focam em objetivos de curso prazo, sem se preocupar muito com o futuro.

Em síntese, essas são algumas das principais conclusões da sexta edição da pesquisa “Global Investor Pulse”. Elaborada pela BlackRock, a pesquisa contou com a participação de 27 mil pessoas (pelo método survey), além de 120 conversas aprofundadas (in-depth conversations).

Perguntamos aos participantes da pesquisa como eles se sentem sobre seu futuro financeiro. E pedimos para que eles pensassem nas barreiras e nos motivadores para investir. Nós examinamos se o dinheiro realmente pode tornar as pessoas mais felizes. – BlackRock

Riqueza e bem-estar

Todos os anos, a empresa questiona pessoas oriundas de diversos países como elas pensam e sentem sobre sua saúde financeira. Nesta última edição, o objetivo foi entender a conexão entre riqueza e bem-estar.

Dinheiro é a principal causa de estresse

No total, 1.050 brasileiros, com idades entre 25 e 74 anos, participaram da pesquisa. Os dados revelaram que dinheiro é a principal causa de estresse no país (58%). A segunda maior causa de estresse, na opinião dos participantes, foi o trabalho (57%). Já em terceiro lugar ficou a família (35%).

A pesquisa conduzida pela BlackRock revelou ainda que 61% dos brasileiros não investidores dizem não ter dinheiro suficiente para começar a investir. Além disso, apenas 48% dos brasileiros acredita ter uma boa saúde financeira.

É provável que você goste:

Você sabe o que é antecipação de recebíveis?

Alteração no prazo de liquidação da bolsa de valores

Tecnosinos lança fundo de investimento para impulsionar startups

Alto nível de bem-estar

Mas há também pontos positivos. Os brasileiros participantes mostraram alto nível de bem-estar (78%). Aliás, o percentual superou todos os mercados de forma global (61%). A pesquisa também revelou que, para 87% dos entrevistados, novas tecnologias os ajudariam a ter mais interesse em investir.

Enfim, será que os resultados da pesquisa seriam muito diferentes caso a amostragem fosse maior? Fica a reflexão para o leitor.

Gostou da matéria? Você concorda que o dinheiro é a principal causa de estresse no Brasil?

Então siga o Dinheiropédia no Facebook e no Instagram. Além disso, não deixe de acompanhar todos os nossos conteúdos semanais sobre finanças, educação financeira, empreendedorismo e investimentos.

Bernardo Azevedo
Empreendedor, escritor, professor e produtor digital. Descobriu o poder da educação financeira há uma década e, desde então, vem se dedicando a aprender tudo sobre investimentos. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças. Cofundador do Dinheiropédia.

    4 formas de ganhar dinheiro

    Anterior

    Evite esses 5 erros financeiros

    Próximo

    Talvez você goste



    Deixe seu comentário