Educação financeiraNotícias

Como cuidar de sua saúde financeira

0

Como cuidar de sua saúde financeira? Veja, aqui, algumas importantes informações financeiras para o presente e para o futuro.

Adeque o seu padrão de vida ao seu orçamento

O primeiro ponto claro, mas muitas pessoas não conseguem levá-lo a sério. Viva a vida de acordo com a realidade. Tentar estar um passo acima do seu padrão de vida pode levá-lo a muitos gastos excessivos e desnecessários. Caso essas demandas financeiras se tornem rotina, podem conduzir a uma grave situação de endividamento, prejudicando, assim, sua saúde financeira.

É provável que você goste:

3 dicas para organizar sua vida financeira

Como ganhar dinheiro na internet vendendo conteúdo

3 dicas para sair das dívidas e manter a conta no azul

Conheça os seus gastos

Outro ponto fundamental é identificar para onde vai o seu dinheiro. Já aconteceu com você de chegar no fim do mês e você não fazer ideia de como gastou o seu dinheiro? Esse descontrole pode ser sintoma de algo mais grave. Assim, acompanhe a movimentação da sua conta bancária e identifique  as suas receitas e as suas despesas.

Ter apenas o necessário pode ajudar a sua saúde financeira

Evite contrair dívidas ou gastos desnecessários. Especialmente se esses gastos forem gastos recorrentes. Por exemplo, se você tem o costume de assistir seriados, pesquisa qual o serviço que fornece o conteúdo que mais lhe agrade e contrate-o. Agora, em regra, não é necessário que você contrate mais de um desses serviços (Netflix + Amazon Prime, por exemplo). Você pode considerar assinar os dois por se tratarem de serviços relativamente baratos, mas considerando a sua recorrência, ao final de algum tempo pode ter significado um considerável desperdício de dinheiro.

Economize sempre que possível para cuidar de sua saúde financeira

Recebeu um dinheiro extra? Vai poder sacar o FGTS? Adiantaram o 13º salário? Ao invés de enxergar nessas situações uma forma de suprir desejos de consumo, identifique-as como oportunidades de investimento. Pegue o dinheiro e aplique, fazendo-o render e trabalhar para você.

Enfim, gostou da matéria sobre saúde financeira?

Então, siga o Dinheiropédia no Facebook e no Instagram. Além disso, não deixe de acompanhar todos os nossos conteúdos semanais sobre finanças, educação financeira, empreendedorismo e investimentos.

Felipe Bertoni
Empreendedor, Especialista em Gestão Empresarial, Doutorando em Direito e eterno aprendiz. Sua maior força de caráter é a curiosidade. Apaixonado por estudar, aprender e buscar conhecimento. Acredita que a informação de qualidade tem potencial de transformar a vida das pessoas. Cofundador do Dinheiropédia.

    3 dicas para organizar a sua vida financeira

    Anterior

    Moeda da China pode contribuir para a valorização do bitcoin

    Próximo

    Talvez você goste



    Deixe seu comentário